Trilha cientifica

Trilha Científica

Se você é estudante de algum curso do nosso campus, do ensino médio a pós-graduação, e quer ser cientista, essas dicas são para você

Para começar esta trilha você precisa ter, ou querer desenvolver, algumas habilidades como: curiosidade, vontade de fazer a diferença, gostar de solucionar problemas, paciência, criatividade e claro, gostar de estudar.

O próximo passo é descobrir qual disciplina ou área você tem mais afinidade. Lembre-se que você vai dedicar tempo estudando sobre ela. Mas calma! Se você ainda não tem algum tema de preferência, que tal ir testando?

Essa caminhada você não faz sozinho(a), converse seus professores, muitos docentes já desenvolvem pesquisas e você pode participar de algumas delas. Além disso, a Coordenação de Pesquisa e Inovação do campus pode te ajudar mostrando quais projetos estão em andamento e quais docentes envolvidos.

Já falamos que tem que gostar de estudar, né?! Mantenha seus conhecimentos atualizados. Além de estudar sobre sua área, você pode fazer: seminário de pesquisa, cursos, minicursos, oficinas, palestras entre outras atividades relacionadas ao fazer científico de pesquisa e inovação.

A pesquisa no IFRN é estimulada por meio de programas de bolsas da própria Instituição ou de parcerias com empresas e órgãos de fomento à pesquisa, através de editais publicados periodicamente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI). Fiquem de olho nessas oportunidades.

Esse é só o começo do caminho. A paixão por ciência você levará para sua vida acadêmica, seja na graduação, especialização, mestrado, doutorado e também para sua vida pessoal. 

Skip to content