Olá, pessoal!
Voltamos para falar de um assunto bastante comentado ultimamente: As vacinas contra o corona vírus. Recentemente, tivemos o anúncio de uma possível vacina desenvolvida por um grupo russo. Como ainda não houve publicações científicas sobre a efetividade e etapas de desenvolvimento da mesma, logo não sabemos exatamente sobre sua eficácia e riscos. Mas então, por que existe demora nesse processo de desenvolvimento? Quais as dificuldades? Qual a importância de seguir as etapas científicas para a elaboração de uma vacina eficaz? Teremos, enfim, uma vacina?
Vamos entender um pouco mais sobre isso?
Vamos lá!
Material elaborado pelas professoras Andréa Pereira, Juliana Ribeiro e Thayse Azevedo.
Podcast: Quem são e o que pensam os ativistas antivacina no Brasil.
Duração: 57 min
Do que se trata mesmo?
A essa altura da pandemia, já está claro que só uma vacina vai nos tirar com segurança da crise global de saúde pública causada pelo novo coronavírus. O sexto episódio de “A Terra é redonda” explica a quantas andam os esforços para o desenvolvimento de uma vacina e explica quem são e o que pensam os ativistas que contestam esses compostos que salvam milhões de vidas por ano.
Após se debruçar sobre os números de uma pesquisa realizada no ano passado que caracterizou a resistência às vacinas no Brasil, o apresentador Bernardo Esteves investiga se o fenômeno está associado à queda da vacinação no Brasil e busca entender se há paralelos entre esse movimento e a Revolta da Vacina, que aconteceu no Rio de Janeiro no início do século XX.
Os entrevistados do episódio são a editora de livros Elisa Menezes, o imunologista Ricardo Gazzinelli, a pediatra Isabella Ballalai, a pesquisadora Dayane Machado, o infectologista Júlio Croda, ex-diretor do Departamento de Imunizações de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, e o historiador Jaime Benchimol.
Vamos refletir mais…
– Por que a vacina é a esperança para a humanidade sair dessa pandemia?
– A ação da vacina no corpo humano;
– O que é o movimento antivacina e por que esse movimento ameaça a saúde pública global?
– Qual a importância de desenvolvermos uma vacina brasileira?
– O processo e o tempo que leva para a produção de uma vacina;
– Por que as redes de desinformação sobre vacina são um perigo para a população?
– A importância da cobertura vacinal;
– Doenças que estavam erradicadas no país e agora estão voltando;
– A história das primeiras vacinas;
Fiquem ligados… Já deram uma olhada no cartão de vacina de vocês?
A vacina de Oxford contra Covid-19 tem resultado promissor; entenda e conheça 5 iniciativas.
Para finalizarmos a nossa postagem sobre vacinas contra a Covid-19, segue o link bônus da live da nossa Profª. Juliana Ribeiro, que ocorreu no dia 30 de julho, tratando do assunto.
Esperamos que tenham gostado e estaremos de volta muito em breve. Não esqueçam de fazer seus comentários!!
Até a próxima!